03 janeiro, 2022

Sobrou leitão assado? Faça arroz de leitão no forno...


É raro sobrar leitão assado, mas sobrou e havia que o aproveitar. 
Comecei por não saber o que fazer com ele, acabei por juntá-lo a arroz . 
Mãos à obra: o maridão cortou a carne em pedaços (podia ser desfiada) e eu iniciei a preparação do almoço do primeiro domingo de 2022. 
Acredite, ficou delicioso! 

Ingredientes:
. pedaços pequenos de leitão assado 
. arroz (usei Oriente) 
. chouriço de carne 
. bacon fumado 
. cebola 
. alho 
. azeite 
. vinho branco 
. louro 
. colorau 
. piripiri 
. sal 

Preparação: 
Comece por preparar um refogado ligeiro com azeite, cebola, alho e louro. 
Junte o chouriço e o bacon cortados em cubos e cozinhe 2-3 minutos. 
Adicione o vinho e todos os temperos e logo depois os pedaços de leitão. Cozinhe por breves minutos para que os sabores se misturem. Verifique os temperos. 
Finalmente, junte arroz e água a ferver (1 arroz – 2 água) envolva e deixe cozinhar durante 5 minutos em lume brando. 
Depois, deite tudo num pirex, espalhe com garfo e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, para terminar a cozedura. O arroz deve ficar seco e solto. Deixe repousar uns minutos antes de servir. 
Acompanhei com uma simples salada verde. 
Experimente!

Dica: Junte ao cozinhado a pele tostada do leitão, igualmente cortada em pedaços. Deixe que solte os sabores e retire-a antes de adicionar o arroz. Fará toda a diferença.



6 comentários:

  1. A ideia é muito boa.
    Mas a mim nunca me sobra leitão...
    Continuação de boa semana, querida amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a primeira vez que fiz e ficou delicioso.
      Bateu o meu arroz de pato.
      E há leitão assado à venda o ano todo...
      Beijo Jaime, bom resto de dia dos Reis.

      Eliminar
  2. Boa tarde, Fiz ontem ( domingo)este arroz que ficou qualquer coisa fora do normal. Dizem cá em casa que o meu arroz de pato, é o melhor de Portugal, mas tenho que dar a mão à palmatória, ultrapassou o meu arroz de longe 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada!
      Já fiz este arroz com sobras de cabrito assado e ficou igualmente gostoso. Um dia publico.
      Se porventura experimentar outra receita da minha cozinha de afectos, por favor deixe um comentário com a sua apreciação. É importante para mim.
      Abraço, bom domingo.

      Eliminar
  3. Parabéns, só hoje passado um ano procurei como aproveitar os restos do leitão e encontrei esta receita, muito bem descrita e com um resultado muito bom, só acrescentei para decorar umas rodelas de salpicão e um pouco de queijo ralado. Obrigada Gabriela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gabriela.
      Fico feliz por saber que tudo correu bem com a minha receita.
      No Natal repeti a receita mas com cabrito. Um dia destes publico.
      Espreitei os seus blogs e reparei que nada tem publicado. Se como diz os seus poemas são pedaços de si, continue escrevendo e publicando.
      Mantive durante 10 anos um blog sobre leituras. Mantenho um de frases e poesia , se lhe interessar espreite-o. Lá em cima junto ao título deste blog "Pétalas de Sabedoria".
      Beijo, um Feliz 2024.

      Eliminar