26 janeiro, 2022

Cataplana de lulas frescas, um aroma e sabor arrebatador


Voltei a tirar do armário a minha velhinha cataplana, e uma vez mais estive pouquíssimo tempo na cozinha. Cortar os ingredientes, colocar à mão os temperos, levar ao lume, pousar a cataplana no centro da mesa, não demorou uma hora.
Recordo, um tacho grandinho substitui a cataplana e a receita básica das cataplanas (caldeiradas) serve para fazê-las de peixe, carne ou marisco. 
Invente, vá acertando os temperos e logo, logo serão muitos os elogios.
Não se esqueça de colocar no frio um bom vinho branco português.

Ingredientes:
. lulas cortadas às rodelas 
. batata 
. cebola 
. alho 
. pimento verde
. pimento vermelho 
. tomate 
. coentro
. hortelã (optativo) 
. louro 
. azeite 
. vinho branco 
. whisky (um cálice, optativo) 
. sal 
. piripiri
. colorau 
. rodelas de bom chouriço (optativo) 

Preparação: 
No fundo da cataplana (ou tacho) deite azeite e por cima camadas de cebola às rodelas, alho picado, louro, batatas às rodelas grossas, pimentos às tiras, tomate, coentros, lulas, rodelas de chouriço. Vá temperando com sal, colorau e piripiri. Repita as camadas. 
Regue com o vinho e o whisky, espalhe mais coentros picados. Não adicione água. 
Feche a cataplana e deixe cozinhar em lume brando, cerca de 30-35 minutos. Não abra para mexer - nunca - mas vá sacudindo para que os sabores se  misturem e intensifiquem. 
Findo o tempo, abra a cataplana com cuidado por causa do vapor, verifique se as batatas estão cozidas (se estiverem, o resto também está) e sirva bem quente. 
Experimente!



"A cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típicos do Algarve, com origem do período Árabe. Também se usa o mesmo termo para designar os alimentos confecionados nesse recipiente.
É uma espécie de panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam com auxílio de uma dobradiça e muitas vezes com dois fechos laterais. 
Originalmente de cobre ou latão, a cataplana é atualmente fabricada de alumínio, mas com um banho de cobre para lhe dar o aspecto característico. Existem cataplanas de várias dimensões, de acordo com a quantidade de comida que se pretende preparar, e ainda “cataplanas” de aço, por vezes elétricas, que fazem o mesmo trabalho, mas já não têm o formato tradicional. 
Normalmente, os alimentos - geralmente mariscos, mas por vezes com diferentes formas de carne de porco, com cebola, vários temperos e, por vezes, batatas ou outros vegetais - são colocados em cru dentro da cataplana e deixados a cozinhar com ela fechada em lume brando. 
Pode considerar-se que a cataplana é equivalente à antiga panela de ferro fundido ou à tajine marroquina."
(texto da Wikipédia)

Sem comentários:

Enviar um comentário