25 outubro, 2018

Nada bate em sabor o simples bacalhau guisado

Este simples bacalhau guisado é rico em sabor, reconfortante e, coisa boa, prepara-se num único tacho.
Dei-lhe um ligeiro toque picante com piripiri (aqui em casa evitamos a pimenta), aromatizei com coentro em pó (um condimento que não deixo que me falte) e salpiquei com salsa porque não tinha coentro fresco.
Fácil, rápido, económico...delicioso!

Ingredientes:
. bacalhau aos pedaços (demolhado)
. batatas
. cebolas
. alhos
. tomate maduro
. coentro em pó
. salsa
. louro
. azeite
. vinho branco
. sal
. piripiri

Preparação:
Leve azeite ao lume e refogue cebolas às rodelas, alhos picados e uma folha de louro.
Deixe refogar um pouco e junte tomate aos pedaços e uma pitada de coentro em pó. Perfume com vinho branco e mantenha ao lume por 5-10 minutos.
Adicione as batatas cortadas em rodelas grossas, o bacalhau e os pimentos em tirinhas.
Junte água até cobrir, tempere com sal e piripiri e deixe cozinhar tapado.
Antes de servir salpique com salsa picada.
Experimente!

Dicas:
Diferença (muito sucinta) entre guisado e estufado.
Guisado - utiliza-se para cozinhar alimentos de pequena ou média dimensão e dureza; inicia-se com um refogado; junta-se caldo e os alimentos cozinham em tacho tapado.
Estufado – utiliza-se para cozinhar alimentos de média ou grande dimensão e dureza, que devem começar por ser selados em gordura; adiciona-se cebola, alho, legumes, especiais e ervas aromáticas; tapa-se o tacho e deixa-se que os alimentos cozinhem nos seus próprios sucos; adiciona-se caldo apenas se necessário, e sempre pouco de cada vez.

15 comentários:

  1. Uma boa idea. Ontem foi o meu jantar, mas simplesmente cozido e depois temperado com azeite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto, Catarina!
      E então com grão... mais ainda.
      Beijo.

      Eliminar
  2. Também gosto!
    Interessante essa diferença que desconhecia !!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de bacalhau de qualquer maneira.
      Vejo uma nova receita e lá vou eu a correr para a cozinha...
      Este é super fácil!
      Beijo.

      Eliminar
  3. Que prato bonito Teresa!
    Ainda não tinha atinado por esta aba no seu blog.
    Vou levar esta receita adoro bacalhau de várias maneiras.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toninho se adora bacalhau... tem muitas receitas aqui na minha cozinha.
      Desculpe a demora na resposta mas ando um pouco (muito) afastada deste cantinho.
      Acredite, adorei vê-lo aqui.
      Beijo.

      Eliminar
    2. Que bom Teresa.
      Depois vou viajar por aqui e fique tranquila sem se preocupar.
      Beijo

      Eliminar
  4. Olá Teresa!
    Que bom essa receita de fazer crescer água na boca, eu gosto de bacalhau de qualquer forma, sou fã é um prato delicioso. Obrigada pela receita.
    Beijinhos de paz e bem.
    Luisa Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa, é um gosto vê-la na minha cozinha e saber que, como eu, é fã de bacalhau.
      Desculpe a demora na resposta. Um dia destes publicarei uma ou outra receita nova. De bacalhau e não só.
      Beijo, fique bem.

      Eliminar
  5. Gosto muito de bacalhau
    Já vou levar a sua receita Teresa
    Grata pela partilha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, Gracita já somos duas a gostar muito de bacalhau.
      Encontra aqui várias receitas, do dito, que recomendo.
      Desculpe o atraso na resposta. Gosto de a ver aqui. Gosto de partilhar o que gosto.
      Não faz ideia das fotos que tenho de pratos confeccionados. Falta o texto...
      Beijo, muita saúde.
      Beijo,

      Eliminar
  6. Boa noite de domingo, querida amiga Teresa!
    Não conhecia seu blog.
    Bacalhau é o meu preferido prato ...
    Vou copiar bem direitinho.
    Espreitatei outras receitas por aqui.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Eu vim seguindo o cheiro. Jesus,
    como eu gosto do cheiro e do sabor
    então...
    Teresa, meu anjo, desculpe a
    infantilidade, mas não resisti.
    Ah, estou SEGUINDO O SEU BLOG.
    Siga o meu se achar que mereço.
    Beijos e beijos, muitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo Sílvio que gostoso é vê-lo aqui.
      Eu prometo publicar mais receitas experimentadas, a partir de Janeiro 2021.
      Vou segui-lo sim, mas pelo "Pétalas de Sabedoria". Espreite que você vai gostar: https://petalasdesabedoria.blogspot.com/
      Beijo, muita saúde.

      Eliminar
  8. Boa tarde Teresa,
    Só agora descobri este seu cantinho logo com uma receita de que gosto imenso.
    Remete-me à infância e faço de vez em quando.
    Adorei.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar