24 maio, 2018

Caril de lentilhas verdes com amendoim

Este é um almoço fácil de fazer, de sabor intenso e que surpreende sempre.
Desta vez fiz com lentilhas verdes mas também faço, e gosto, do sabor do caril com lentilhas vermelhas.
Para acompanhar, sugiro um simples mas solto arroz branco.
Por norma trituro ligeiramente o amendoim (gosto de o sentir no caril) mas já fiz com manteiga de amendoim e não ficou mau.

Ingredientes:
. lentilhas verdes
. amendoim sem sal
. pimento vermelho
. pasta de caril picante
. leite de coco
. cebola
. alho
. louro
. azeite
. sal
Preparação:
Deite as lentilhas numa panela, tape com água e tempere com um pouco de sal.
Quando a água tiver sido absorvida, desligue o lume, tape a panela e reserve.
Triture ligeiramente o amendoim no robot e reserve.
De seguida, refogue em azeite cebola e alho picadinho, com uma folhinha de louro.
Junte agora a pasta de caril (ou caril em pó) e o leite de coco e cozinhe uns minutos.
Adicione depois o pimento em cubinhos, as lentilhas escorridas e o amendoim e deixe apurar, durante uns dez minutos. Fique atenta para não pegar. Se necessário acrescente um pouquinho e água.
Por fim rectifique os temperos e servia bem quentinho com arroz soltinho.
Experimente!
(foto da net)

Dicas:
- a pasta de caril é fácil de utilizar, é só juntar umas colheradas e o sabor está todo lá. Nada mais misturo ao meu caril desde que optei pela pasta em vez do pó de caril. Há frascos à venda em todos os supermercados. Cuidado, a opção “hot”, é muito picante. 
- guarde um pouco do leite de coco e junte à água onde coze o arroz.
- não necessita de demolhar as lentilhas.
- pode sempre preparar o caril com antecedência e aquecê-lo minutos antes de servir. O sabor será ainda mais espectacular!

6 comentários:

  1. Há muito que não faço lentinhas e até gosto!
    Vou levar a sugestão!!!bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa consumimos lentilhas verdes e vermelhas.
      Já experimentaste sopa de lentilhas verdes? É óptima! Faço-a como se de feijão se tratasse. Para mim, fica ainda mais saborosa.
      Beijo, amiga.

      Eliminar
  2. Bom dia, Teresa

    Ontem à noite vi lá do meu painel esse prato que me pareceu delicioso. Vim ver o que era, mas deixei o comentário para hoje. Sabes que eu nunca comi lentilhas? É uma excelente sugestão e acho que me vou estrear com esta tua receita.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Olinda!
      Experimenta lentilhas que vais amar!
      São ricas em proteínas e fibras e fáceis de cozinhar.
      Eu utilizo muito em sopas (as verdes substituem o feijão vermelho e as vermelhas o feijão branco) e ficam óptimas.
      Há mais receitas no blogue.
      A esta receita podes juntar também espinafres.
      Fico à espera que me digas se gostaste ou não.
      Beijo.

      Eliminar
  3. Oi, Teresa, gosto muito de pratos assim, criativos, que fogem do comum. Cozinhar pra mim tem de haver criação, tornar-se prazer, como se moldasse uma escultura. Aí sim, me atiro... rs
    Beijo! Registrado para aqueles dias de união por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil, muito fácil e super gostoso.
      "Atira-te"... porque deste caril vais gostar.
      Beijo, amiga.

      Eliminar