18 março, 2022

Lombo de porco no forno, molhadinho e delicioso


Desta vez «embriaguei» um lombo de porco com vinho e whisky. 
Assustada com tanto álcool, juntei-lhe ervas aromáticas e outras coisitas mais. Resultou bem e eu, claro, fiquei aliviada! 
Gostei muito, muito, muito, deste lombo de porco molhadinho.  
Gostei e partilhei. 
Feito!

Ingredientes: 
. lombo de porco 
. bacon (em cubinhos) 
. batatas novas 
. tomilho 
. alecrim 
. salsa 
. louro 
. cebola 
. alhos 
. colorau 
. piripiri 
. azeite 
. banha 
. vinho branco 
. whisky q.b.
. piripiri 
. sal 

Preparação: 
Deixe o lombo marinar durante algumas horas (eu deixei de um dia para o outro) em vinho branco, whisky, tomilho, alecrim, salsa, louro, colorau, piripiri, sal. 
No dia seguinte, enquanto o forno aquece doure o lombo numa frigideira em azeite, banha e alhos esmagados. 
Coloque-o depois num tabuleiro, em cama de cebolas cortadas às rodelas e temperadas com azeite e sal. Regue o lombo com a gordura que ficou na frigideira e parte da marinada. 
Espalhe à volta as batatas, lavadas e temperadas com azeite, sal e colorau. Espalhe também o bacon.
Leve o lombo ao forno, deixe assar lentamente, regue com o resto da marinada e com o próprio molho do assado. 
Deixe a carne repousar alguns minutos antes de a fatiar. 
Experimente!




3 comentários:

  1. Olá, querida amiga Teresa!
    Tenho feito lombo suíno assado que é sadio e gostoso.
    Todos gostamos em família.
    Ótima receita, amiga!
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  2. Na atual crise que assola o Brasil com desculpas na pandemia, a carne de porco ficou mais em conta nos preços e houve um aumento no consumo. Gosto de lombo e da bisteca que é o lombo fatiado com osso. Esta dica molhadinha fica bem.
    Não sabia que tinha voltado com este blog com tantas belas receitas.
    Prossiga amiga.
    Bjs. Depois faço novo giro por aqui, adoro comida,rsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é amigo Toninho, durante o período em que me ausentei do blog fui cozinhando e fotografando. A dada altura eram tantas as fotografias que dei por mim a pensar se as publicava ou deitava no lixo. Tomei, então, a decisão de voltar, mesmo não aproveitando algumas pois não me recordava da preparação.
      Enfim, voltei em ritmo mais lento, mas a gostar de por aqui andar.
      Beijo, obrigada pela companhia.

      Eliminar