20 março, 2015

Tagine de borrego e grão

A Tagine, é um prato típico da cozinha marroquina.
O nome Tagine vem da panela de barro onde é tradicionalmente confeccionada.
Claro que a minha receita é uma adaptação da receita original e eu não possuo a tal panela especial.
Mesmo assim, o sabor da minha tagine sem fruta (eu não gosto) é maravilhoso.
Pode ser preparada várias horas antes da refeição, ou na véspera, que o sabor só melhora.
Mas atenção – adicione o grão apenas quando for aquecer a carne.
A minha próxima tagine será de frango com legumes... e muitas especiarias.

Ingredientes:
. borrego aos pedaços
. grão cozido
. cebola
. alho
. tomate em pedaços
. gengibre em pó
. canela em pó
. garam masala
. piripiri (ou pimenta)
. coentros
. limão
. azeite
. caldo de carne
. sal

Preparação:
Tempere o borrego com sal, passe-o por farinha e frite-o, ligeiramente, num tacho com azeite.
Junte, depois, cebola às rodelas, alho, canela em pó, gengibre em pó, garam masala, piripiri e sal.
Deixe cozinhar durante uns breves minutos, mexendo para que não queime.
A seguir, adicione tomate em pedaços e caldo de carne.
Coza lentamente durante cerca de uma hora. Adicione água quente, se estiver a ficar sem molho.
Chegou à altura de juntar o grão cozido, corrigir os temperos e perfumar com sumo de limão.
Mantenha no lume mais uns minutos, agora destapado para apurar.
Salpique com coentros e sirva bem quente, com arroz ou cuscuz.
Experimente!